Ata 35/2018
ATA 35/2018
Aos vinte e cinco dias do mês de setembro de dois mil e dezoito, às vinte horas, sob a proteção de Deus, com a presença dos Vereadores Cleidir Arnold, Diego Joel Lechner, Fabiana Foppa Bassegio, Felix Alexandro Alles, Germano Seger, Plínio Wagner e Rubia Reisdorfer e do suplente vereador Renato Backes, o Senhor Presidente Luis Roberto Schneider declara aberta a Trigésima Terceira Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Maria do Herval. O Senhor Presidente coloca em discussão a ATA nº 34/2018, não havendo retificações, coloca a mesma em votação. A ATA nº 34 foi aprovada por unanimidade. Passa a palavra para o primeiro secretário, Plínio Wagner, para a LEITURA DA CORRESPONDÊNCIA: Emenda Modificativa n° 01 ao Projeto de Lei n° 025/2018 de autoria do Vereador Cleidir Arnold. Emenda Modificativa n° 02 ao Projeto de Lei n° 025/2018 de autoria da Vereadora Rubia Reisdorfer. Emenda Modificativa n° 03 ao Projeto de Lei n° 025/2018 de autoria da Vereadora Rubia Reisdorfer. Pedido de Informações n° 05/2018, de autoria dos Vereadores Rubia, Plinio, Renato e Luis Roberto, questionando: - Quem ocupa atualmente os cargos que poderão ser extintos de acordo o Projeto de Lei 027/2018? - Qual o valor que representa estes cargos? - Que valor corresponde o padrão CC3 E FG3 E CC5 E FG5? Se possível, enviar para o Legislativo a relação de todos os valores atualizados de todos os CCs e FGs. O senhor presidente informa que o Projeto de Lei nº025/2018, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, ficará em tramitação sendo designada Audiência Pública para o dia 02 de outubro a partir das 19 horas. O Senhor Presidente constata não haver inscritos na Tribuna Livre e no Grande Expediente em seguida abre espaço para a COMUNICAÇÃO DOS LÍDERES sobre o expediente em tramitação – Projeto de Lei n° 026/2018 e Pedido de Informações nº 05/2018. Não havendo nenhum líder interessado, o senhor presidente coloca o Projeto de Lei n° 026/2018 e o Pedido de Informações nº 05/2018 na ordem do dia e passa de imediato à votação, visto que as comissões emitiram pareceres favoráveis. Coloca em discussão o Projeto de Lei n° 026/2018. Não havendo interessados em se manifestar, o senhor presidente coloca em votação o Projeto de Lei n° 026/2018. O Projeto de Lei n° 026/2018 foi aprovado por unanimidade. O senhor presidente coloca em votação o Pedido de Informações nº 05/2018. O Pedido de Informações nº 05/2018 foi aprovado por unanimidade. O senhor presidente informa que as emendas da LDO ficarão tramitando na Casa. Por conseguinte, informa que a mesa diretora que irá conduzir a Audiência Pública da LDO será composta pelos vereadores Plínio, Rubia e Diego, sendo o vereador Plinio escolhido como presidente. Sendo esta matéria a ser apreciada, passa para as explicações pessoais, onde os vereadores terão cinco (05) minutos para usar a palavra. EXPLICAÇÕES PESSOAIS: Vereador Felix Alexandro Alles: “Boa noite presidente, colegas vereadores, vereadora Rubia, vereadora Fabi, nosso vice-prefeito e secretário de obras Gilnei, chefe de gabinete, nosso sempre vereador Inácio, nosso vereador licenciado Schuckinha e nossa assessora. Referente ao pedido de informações votei a favor, porque acho importante termos essas dúvidas esclarecidas para quem ainda tem, mas eu acho importante também que essas dúvidas possam também ser tiradas na Prefeitura, eu também tinha algumas dúvidas sobre esse projeto, fui me informar com o Executivo, logo atendido e foram esclarecidas as dúvidas. Agradecer À Secretaria de Agricultura, nós temos alguns pedidos encaminhados pelos nossos agricultores e prontamente atendidos, os serviços estão acontecendo na medida do possível, atendendo a esse tempo ruim também. Está sendo encaminhada mais uma parte do adubo aos nossos produtores, na medida em que os projetos vão liberando os produtores podem se inscrever. Agradecer à Secretaria de Obras e ao nosso secretário pelos serviços prestados. Compartilhar aqui também no final de semana, a boa ação do grupo de jovens, o Onda, foi uma noite muito agradável, conseguimos participar, parabenizar também à vereadora Fabi que faz parte desse grupo, na coordenação e junto a todos os jovens que a gente sabe que, como é bom tu ver um jovem hoje envolvido nesses meios, fazendo parte dessas ações e trazendo alegria para a comunidade. Compartilhar também o problema que tivemos novamente com a falta de luz, ainda temos localidades que estão com problemas, então nós já havíamos conversado sobre essa questão, eu e o colega
Diego e demais vereadores, em marcar uma Audiência Pública, acho que é o momento, ontem por várias vezes eu tentei ligar para eles e quando eu liguei, de certa forma fui atendido, mas o problema não foi resolvido, então hoje durante o dia recebi várias ligações, ainda temos bairros que não tem luz, eu acho isso uma falta de respeito com os nossos consumidores, pagamos caro por um serviço, claro, sabemos que os estragos foram grandes em muitos município, mas de certa forma, precisamos que todos sejam bem atendidos. Então, essa questão das equipes ficarem passeando pelas estradas, passam cinco, seis ou até dez vezes pelo mesmo loca e ninguém resolve o problema, isso não está certo, ali também tem combustível que nós ajudamos a pagar, então nós pagamos caro por esses serviços e precisamos de mais eficiência. Eu acredito que é o momento de nós juntos nos engajarmos e marcarmos uma Audiência Pública convocando a RGE Sul para dar explicações, para tentar melhorar esse serviço no nosso Município. Também compartilhar a questão que estamos recebendo bastantes ligações referentes a algumas estradas, mas pedimos a compreensão da população, porque, de fato, as chuvas estão castigando novamente nosso Município e elas tão cedo não vão parar. Nós ainda vamos ter mais problemas, mas na medida do possível, vamos tentar conseguir conciliar essa questão. Obrigado. ” Vereador Cleidir Arnold: “Presidente Beto, colegas vereadores, visitantes, vice-prefeito e secretário Gilnei, nosso chefe de Gabinete, vereador Tarcísio, nosso amigo Inácio Kunst, também o pessoal que está nos acompanhando em casa e nossa assessora. Primeiramente eu quero fazer um agradecimento ao secretário de obras por alguns pedidos feitos e atendidos, aproveitando a ocasião para fazer um pedido, que na medida do possível, fazer o tapa-buracos na Rua dos Eucaliptos na Boa Vista do Herval, onde eu passei nesse final de semana, precisa ser realmente feito um tapa-buracos e também a subida da Rua Pedro Tomé, que está precária. Sobre o pedido de informações, acho que é um pedido que tem que ser feito realmente se algum vereador tem dúvidas sobre a matéria, nada mais justo, nada mais certo do que se informar antes de aprovarmos o projeto. Também quero parabenizar a Vereadora Fabiana e a todos os envolvidos do Grupo Onda, onde, realmente, sábado à noite, foi uma noite muito agradável. Problemas que nós estamos enfrentando bastante aqui no nosso Município, como o colega Félix já colocou, da RGE, que nem agora tem falta de luz, principalmente no interior, onde certamente estou me colocando à disposição, Félix, se precisar, acho que essa Audiência Pública temos que marcar, temos que marcar ela via Assembleia Legislativa, onde eles vão ser convocados e obrigados a vir prestar esclarecimentos, porque as contas vêm todo o mês e a falta de luz é muito frequente. Acho que muito, se fosse feita a limpeza em baixo das redes já ajudaria muito. Outro problema, mais uma vez final de semana, recebi ligações, mensagens, de novo teve falta de água aqui no centro. Nós já chamamos aqui o diretor da CORSAN, o Oneide, onde foi prometido que seriam resolvidos os problemas, onde certamente melhorou, temos menos problemas, mas ainda tem problemas, acho que isso poderia ser evitado, tem que dar uma atenção especial, até muita gente está questionando por quê a Prefeitura não assume, ali nós também temos problemas, só que problemas que são por pouquíssimo tempo, onde assim que tem um problema nossos profissionais, que nem, o Zé, o Flávio estão correndo atrás e não deixando por menos, estão fazendo de tudo para logo estar pronto. Então esse mesmo empenho, o pessoal está pedindo para o pessoal da CORSAN. Um outro assunto, como já foi lido hoje à noite, nós, eu e a colega Fabiana juntos, nós assinamos de novo, nós fizemos mais uma vez uma emenda, um compromisso que nós assumimos junto aos nossos estudantes, só que também nós temos que fazer algumas cobranças, pois nós ano passado, todo mundo está ciente aqui, nós tivemos problemas, com prestação de contas, com contas que não fechavam, o problema foi resolvido e a Prefeitura assumiu, está fazendo a contabilidade, eles só precisam vir lá fazer o cadastramento e retirar as passagens, também tem que ter frequência escolar. Só que muita gente está deixando passar o tempo, as vezes demora mais um mês e aí o pessoal vem lá fazer o pedido. Eu estive hoje em conversa com a Prefeita e a partir do próximo semestre terá uma data limite para o pessoal vir lá fazer os pedidos, porque nós não podemos esperar todos os dias alguém, porque quanto mais demorar para fazer o pedido, mais tempo vai demorar para as passagens vir. Então, tem gente que não tem passagem e tem que esperar até vir fazer o pedido, então vai ter uma data limite e quem não se adequar, não fazer dentro desse prazo, não vai receber passagens nesse semestre. Então acho que como nós estamos lutando aqui todo o ano, estamos nos esforçando para ajudar, esse mesmo esforço tem que vir do lado deles também. Obrigado. ” Vereador Plínio Wagner: “ Senhor presidente, colegas vereadores e vereadoras, ilustres visitantes aqui presentes, Inácio ex-vereador, sempre vereador, o Schuckinha, chefe de gabinete Luciano e o Gilnei, nosso secretário de obras e vice- prefeito. Em primeiro lugar eu quero pedir, aqueles que estão nos assistindo agora em seus lares, eu gostaria de pedir e fazer um convite para nossa Audiência Pública que vai ser na terça-feira que vem, aí eu principalmente peço aos nossos estudantes, que venham aqui nessa casa e façam seus pedidos, o que eles precisam durante o ano. A gente sabe que não temos um orçamento muito alto, mas sempre tem como planejar, nós temos um dinheiro disponível nessa Casa Legislativa que a gente não usa, a gente pode planejar talvez o que eles precisam, depois é tarde, não adianta chorar, tem que vir aqui, dizer quanto eles gastam por ano e dizer quanto tem de previsão para os nossos estudantes. O estudante é o nosso futuro, como o Cleidir falou, é sempre importante ajudar eles, porque o estudo está muito caro, sei porque uma filha minha se formou ano passado, não é fácil para os nossos jovens se formar. Eu também quero pedir as pessoas que tenham um pouco de paciência, que reclamam, o nosso pediatra já parou faz duas semanas, a Secretaria de Saúde está atrás para arrumar um pediatra, o nosso Doutor Daniel parou, mas desde o início quando entrou um contrato de 10 horas por semana, eu já não estava favorável, precisava de umas 20 horas por semana, mas a administração achou que em momento era isso que tinha para oferecer, mas é muito difícil conseguirmos um pediatra bom para 10 horas por semana, é muito difícil, é uma especialidade que está sendo muito procurada e nós precisamos de um pediatra urgente para nossos filhos. Hoje praticamente 40% estão indo a Dois Irmãos particular, daí eu até falei com a secretária, nós poderíamos fazer talvez um convênio com Dois Irmãos, segundo o que eu sei tem pediatra 24 horas. Eu falei com a secretária e ela disse que nós nas emergências temos direito a ir a Dois Irmãos no hospital, mas sabemos a importância de um pediatra para os nossos filhos, nas últimas semanas nós temos problemas sérios, gravíssimos de crianças pequenas e o pediatra está faltando. Outra parte boa que eu tenho a dizer também, nós temos um urologista que foi contratado, o doutor Fabio, que atende a sua especialidade, é importante dizer que tem muita procura de vasectomia, que a gente foi a Porto Alegre hoje, graças a Deus nós temos especialista aqui no nosso Ambulatório que está fazendo esse trabalho, isso é muito positivo. Semana passada eu tinha pedido para o nosso vice-prefeito, que era o prefeito em exercício, aproveitar a oportunidade e a empresa que está aí para fazer as nossas quebra-molas, aí o colega Felix achou que isso era um assunto agora que eles fazem essa obra, que tem que fazer na Vila Ferraria, eu sei disso, que essa empresa não está contratada para fazer as quebra-molas, mas eu gostaria muito, Gilnei e chefe de gabinete, talvez tenha a oportunidade, como as máquinas estão aqui e fazer um pedido, eu sei que tem muita burocracia, a gente tem que fazer uma licitação para ser feito, mas eu acho que tudo é possível nos próximos dias até que eles vão embora, porque nós precisamos muito dessas quebra-molas, todas elas foram aprovadas nessa Casa e eu peço a administração, não deixa perder essa oportunidade que a empresa está aqui, porque nenhuma empresa vai vir para o Herval par fazer essas quebra-molas, talvez venha, mas isso triplica o valor das obras. Nós estamos sabendo hoje que a empresa está aqui, está fazendo os consertos ali na Vila Ferraria, como foi falado na semana passada, muito trabalho que foi feito durante os últimos anos, mas na verdade eu já registrei isso aqui nessa casa, segundo o que o ex-secretário de transportes, Pedro Westphalen, falou para mim, esse asfalto não tem projeto, isso não é uma obra inicial, isso é um conserto, esse asfalto da VRS é um conserto, tinha um projeto há muitos anos atrás, na época em que o Ademir Schneider era prefeito, naquela ocasião foram liberados doze milhões de todos os deputados federais gaúchos, aí naquela época foi feita uma licitação que foi vencida pela Pelotense, era o dono dos pedágios e não saiu a obra. Depois quando o Rodrigo era prefeito, nós vereadores aqui, não sei quem estava, mas o Cleidir estava junto, não sie quem mais, nós aprovamos um projeto de quatrocentos mil, nós liberamos um cheque em branco para o prefeito, naquela época o Rodrigo, para nós começarmos a fazer esse asfalto que era um projeto experimental e graças a Deus nós hoje estamos conseguindo, nós estamos mantendo, estamos conseguindo fazer esse asfalto, aquela obra, mas na verdade, segundo informações do secretário de transportes, não é uma obra nova, isso é um conserto que a nossa secretaria está fazendo, o Estado não tinha dinheiro disponível para uma obra nova, isso está sendo feito como um conserto. Por isso eles conseguiram um dinheiro e agora está sendo feito esse trabalho, eu agradeço a todos e a todas que se empenharam, as nossas administrações, a atual prefeita hoje também se empenhou e esse serviço foi feito, eu agradeço a todos que colaboraram e se dedicaram para esse serviço ser feito. Obrigado. ” Vereador Cleidir Arnold: “Senhor presidente, demais já citados, sobre o que o colega Plínio colocou, sobre o pediatra, certamente, a secretária não vai medir esforços para que o quanto antes seja contratado mais uma vez esse especialista que é fundamental, tem que ter um pediatra dentro do nosso ambulatório, porque se trata dos nossos filhos e sobre a questão de dez horas, também acho que é pouco, mas se era isso que nós tínhamos agora, então entra essa questão, são só dez horas por semana, muita gente marca, porque tem que ser marcada a hora, muita gente marca e não vem nas consultas, enquanto que tem outros que gostariam de ser atendidos e não ganham essa hora. Então mais uma vez para o pessoal ficar ciente de que se marcar hora, seja no pediatra, ginecologista, qualquer outra especialidade, tem que ir, porque tem muita gente sempre na fila esperando. Sobre esse asfalto, que o colega Plínio colocou, realmente muita gente se empenhou sobre esse asfalto, foi prometido muitas vezes, tantas e tantas idas a Porto Alegre, mas eu não tenho medo nenhum de afirmar, a grande cartada foi dada quando o nosso secretária Geovani Feltes assinou a liberação do dinheiro, porque quem tinha a caneta na mão era ele e a partir do momento em que ele assinou, a obra saiu do papel, então deixar mais uma vez o agradecimento muita gente lutou, mas quem deu a cartada final foi ele. Obrigado. ” Vereador Diego Joel Lechner: “ Senhor presidente Beto, nobres colegas, vereadora Rubia, vereadora Fabi, vice-prefeito e secretário de obras Gilnei, vereador em licença Schuckinha, demais participantes e a nossa assessora. Feliz em retornar após um mês em licença, que também demos oportunidade a vários colegas a ter experiência em estar trabalhando nessa Casa Legislativa, também aproveitei esse mês para fazer algumas visitas, estudas, mas também não deixei de acompanhar o trabalho dos colegas. Diante disse, num tema de pró atividade, eu escutei uma história essa semana que achei muito interessante em trazer nessa casa, não sei se vocês já ouviram, mas é a história do alguém, ninguém, qualquer um e todo mundo. A história que alguém ficou de fazer, qualquer um faria, todo mundo poderia ter feito e ninguém fez. Agora que está feito, quase completado nosso asfalto, cada um quer se apadrinhar, cada um quer dar nome aos bois, mas a gente tem que pensar numa coletividade de uma administração, porque sem uma administração em grupo, trabalhando em conjunto, a gente não consegue adquirir as coisas. Então eu acho que não é hora de apadrinhar e sim quem conquistou foi o povo de Santa Maria do Herval que lutou para isso sair do papel, demorou, mas graças a Deus, essas pessoas não precisam mais sofrer tanto com essa questão da poeira. Quero também aproveitar e agradecer ao secretário Gilnei, mesmo eu estando ausente da minha função de vereador, fiz algumas solicitações, Padre Eterno Alto, Padre Eterno Baixo e na medida do possível ele conseguiu me atender, então agradeço pelo atendimento das minhas solicitações. Também da mesma forma quero agradecer ao presidente dessa casa, o Beto, que diante das nossas reivindicações desde ano passado, do início de nossa legislatura, juntos eu e o Félix vínhamos e levantamos a lebre sobre as transmissões, a necessidade de levar a informação ao povo de Santa Maria do Herval, que através de outros meios conseguimos iniciar as transmissões e agora de uma forma legalmente a gente está conseguindo levar essas in formações aos nossos munícipes. Também aproveitar o espaço e informar ao povo de Santa Maria do Herval, que a promoção que iria ocorrer nesse final de semana na Comunidade Católica da Vila Kunst, devido aos últimos ocorridos e pela nova questão que estão fazendo uma reforma lá, a promoção vai ocorrer na localidade de Padre Eterno Baixo, no Salão Kunzler, então o baile que ia ocorrer na Vila Kunst vai ser no Padre Eterno Baixo. Muitas solicitações e reivindicações de brita, né Gilnei? Esse tempo aí, com muita umidade e muita chuva, em conversa longa ontem à noite com ele, e a pedreira interditada, a Secretaria enfrenta dificuldades, mas já encaminharam uma aquisição de uma grande quantidade de brita para tentar fazer um estoque com a empresa Sultepa de Estância Velha. Então na medida do possível, atendendo as prioridades, as maiores necessidades, aos poucos acho que a gente vai conseguir retomar a reconstrução das estradas que, realmente, foram muita danificadas com o nosso tempo. Aproveitar também e passar a informação referente ao dia 02 de outubro, na semana que vem, que a Administração Municipal está promovendo a primeira festa do idoso, que também ia ocorrer na comunidade da Vila Kunst, mas foi transferida para a Sociedade Beneficente Herval, então elogiar a administração, junto com o CRAS, com a Secretaria de Assistência social, referente essa grande atividade que vai ocorrer, a gente convida a todos os idosos que se façam presentes nessa data. Também da mesma forma parabenizar ao Onda, que sempre vem promovendo grandes promoções, atividades com os jovens, que com certeza a comunidade fica muito contente, a gente vendo os jovens inseridos no meio católico e assim a gente consegue ver que o pessoal não se perde no meio das drogas, da violência, então tem que parabenizar eles também. Obrigado. Vereador Germano Seger: “Senhor presidente, nobres colegas, ilustres visitantes, vice-prefeito e secretário de obras, chefe de gabinete Luciano, ex-vereador Inácio, vereador em licença Schuckinha, e nossa assessora jurídica. Sobre o pedido de informações, já foi falado, eu acho justo, pelos quatro vereadores, se tem uma dúvida, faz o pedido de informações e eles são obrigados a fornecer. Sobre os estudantes, foi feita a emenda do Cleidir e da Fabiana, só que tem uma dívida ainda do ano passado, Cleidir tu és testemunha, tu falou que eles viriam fazer a prestação de contas nessa casa, até hoje não veio ninguém, isso eu estou cobrando e não vou deixar por isso, tem que convocar, foi convocado, eles iam vir, mas até agora não apareceu ninguém, isso é uma cobrança que estamos fazendo. Sobre a saúde, que já foi falado, acho que nós estamos de parabéns pela saúde que temos no Município, pelo orçamento que o Município tem, vocês sabem muito bem, outros municípios têm inveja de Santa Maria do Herval pelo atendimento aqui do Ambulatório 12 de Maio, vocês sabem que o dinheiro é curto, não dá para fazer muita coisa, mas mesmo assim, que nem já foi falado, convênio com Dois Irmãos, olha, seria muito bom se o Município fizesse um convênio com o hospital de Dois Irmãos, porque volta e meia tem problema de não conseguir internar lá, aí se tivesse convênio sempre era melhor, convênio tipo uns dez mil por mês, o Ademir quando era prefeito parece que eles tinham convênio com o hospital de Dois irmãos e um de Novo Hamburgo. Mas mesmo assim, a saúde hoje, vai a Porto Alegre, volta câncer, como tem problema de câncer em Santa Maria do Herval, olha minha gente, não sei quantas pessoas eles levam por dia para fazer quimioterapia e radioterapia, isso é triste, mas pelo menos, no atendimento da saúde acho que estão de parabéns, a prefeita, os secretários, motoristas, todo mundo se empenhando e fazendo o máximo para atender a todos os pacientes de Santa Maria do Herval. Obrigado” Vereadora Rubia Reisdorfer: “Boa noite senhor presidente, colegas vereadores, demais aqui presentes. A gente fez um pedido de informações sobre o Projeto de Lei nº027/2018, pois eu desconheço servidores que é para estar ocupando esses cargos, que o projeto propõe extingui-los, para que com esse valor se crie um novo cargo. Preferi fazer o pedido por aqui, outras vezes busquei informações no Executivo, mas nem sempre as informações fecharam com a realidade, então eu prefiro fazer de forma que eu tenha em mãos um documento que comprove para que a gente saiba no que estamos votando e que quando questionados tenhamos com comprovar para a população. Na semana que vem então teremos a Audiência Pública sobre a LDO, eu apresentei duas emendas, as mesmas que já havia apresentado ano passado, que até o momento não foram atendidas, então estou reapresentando as mesmas. Uma diz respeito aos animais abandonados nas ruas do Município, que seria um valor de cinco mil reais que ficariam destinados para os fins de castração desses animais e até o momento não se tomou nenhuma providência, então estou novamente fazendo uma emenda para que se deixe destinado um valor para esse fim. A outra remenda é para a construção de uma praça em Boa Vista, próximo ao Salão Wiest, onde o Município já tem um terreno plano, adequado, nas imediações do terreno, ali em volta tem em torno de 30 crianças com menos de 12 anos que aproveitariam bem essa praça. A gente sabe que tem mais uma área próxima ao Anivo Hansen que também o pessoal reivindica uma praça, também seria ótimo se fosse ali construída, que atenderia mais um público diferente. Essa emenda foi assinada pelo Tarcísio Schuck também, que agora no momento está de licença, o Renato está no lugar dele, é uma reivindicação da comunidade, a gente gostaria muito que fosse atendido o mais breve possível, porque ali nas imediações não tem nenhuma área de lazer para as crianças. Também queria falar um pouco sobre o Projeto de Lei do Legislativo nº06/2017, que foi aprovado por unanimidade nessa Casa, que instituiu no Município de Santa Maria do Herval o Dia Municipal da Doação de Órgãos que vai ser comemorado na quinta-feira, dia 27, quero na oportunidade agradecer mais uma vez ao Doutor Mauro, que fez a palestra, explanou sobre o assunto, foi uma oportunidade que os hervalenses tiveram para tirar as suas dúvidas e trazer esse tema novamente para que nesse dias as pessoas conversem com suas famílias e coloquem a sua posição, se são a favor ou são contrários, para que caso um dia aconteça de a família ter que decidir, tenham o conhecimento da vontade do seu familiar. Hoje a fila de espera ainda é muito longa, tem uma grande, ainda em torno de 40% das famílias se negam a doar os órgãos do familiar, muitas vezes por não conhecer a vontade do familiar, por não ter tido essa conversa, porque ninguém espera morrer, mas é algo que todo mundo vai passar um dia. Então acho que é um gesto muito bonito, humanitário e importante, se podemos deixar um pouco de nós, se pudermos ajudar alguém, por que não fazer? E essas pessoas que estão na fila muitas vezes acabam perdendo a vida porque não suportam chegar a sua vez. Se hoje conseguíssemos diminuir pela metade as pessoas que se negam a doar os órgãos, talvez conseguiríamos eliminar as filas de espera por transplantes. Então gostaria que todo mundo conversasse em casa, respeito a opinião também de quem é contrário, é uma decisão pessoal, sua, mas quem tem dúvidas sobre o assunto, tente esclarecer, converse realmente, porque quando se diz não, tu estás dizendo não a outras oito vidas. Obrigada. ” Vereador Renato Backes: “Saúdo o presidente Roberto, colegas vereadores e vereadoras, vice-prefeito Gilnei, Inácio sempre vereador, o Tarcísio Schuck em licença, nosso chefe de Gabinete, o Luciano e a nossa assessora jurídica. Eu quero fazer uma referência a três setores que são de suma importância aqui em Santa Maria do Herval, um trabalho que ocupa as pessoas, no caso o Cáritas, onde tem a esposa do seu Guido Vier, que faz esse trabalho junto com as senhoras e a gente vê que essas pessoas sendo ocupadas ali, aprendendo alguma coisa na vida, conseguir fazer e depois com esse dinheiro conseguir fazer passeios etc., é muito importante o trabalho dessa senhora. O CRAS é outro setor que se procura dar oportunidade para as pessoas especiais, também fazendo trabalhos manuais, onde essas pessoas conseguem se realizar. E o trabalho dos idosos, está tendo a festa dos idosos, que nós temos que sempre apoia-los, porque essas atividades que estão sendo feitas, esses bailes, esses encontros, ocupam essas pessoas, tiram muitos problemas que certamente sentiriam se estivessem em casa, deixam de existir, porque conversam com as pessoas, até uma certa física dançando, pratica, faz física e com isso melhora a auto estima dessas pessoas. Em relação aos pedidos que a gente faz, nós precisamos pedir sempre, eu sei que as vezes a gente fica insistindo em fazer os pedidos, mas é assim mesmo, é assim que nós vamos conseguir realizar as coisas. Então se o asfalto da Ferraria, que está sendo feito agora, se o povo desistisse dessa ideia, certamente não estaria sendo feito, então parabéns a todos e nós estamos sendo contemplados com esse trabalho, vai ser bom para todo mundo. Obrigado. ” Vereador e Presidente Luis Roberto Schneider: “ Queria comentar também sobre o que o vereador Félix falou, sobre a falta de luz que existe, é um desrespeito ao povo que sempre fica muito tempo sem luz em algumas localidades, nós já comentamos sobre a Audiência em uma outra oportunidade e já tinha comentado sobre os passeios que eles fazem com os carros, em vez de trabalhar ficam passeando e não resolvem os problemas. É falta de organização da chefia, por isso é importante a gente realizar uma Audiência Pública. Sobre o pediatra que parou, com certeza daqui a pouco a secretária vai conseguir alguém para substituir. Comentar também sobre o que o colega Plínio falou, sobre o doutor Fábio que é urologista, a gente até aprovou aquela gratificação, porque ele faz aquela parte de especialista em urologia junto com o plantão e ele está fazendo uma vasectomia por mês, já é muito bom, lógico que tem gente na fila, vai ter, mas não sei se tem muitos na fila, mas com o tempo vai ter mais, porque a procura, a conscientização das pessoas de fazer isso, que é um procedimento bem simples, rápido e sendo feito esse procedimento nos homens, para as mulheres é bem mais complicado. Sobre o que o vereador Diego falou, sobre o Salão Kunst, eu ia comentar também que foi interditado lá, mas eu acho que a comunidade não merece essa punição, a punição tinha que ser ao responsável, até mesmo a segurança do salão que estava lá, simplesmente era chegar e mandar ele botar pela janela aquele sinalizador e foram desfilando assim no salão, pelo menos tinham que ser multados com algumas cestas básicas para a Assistência Social. Agradeço a presença de todos, até a prefeita veio também nos prestigiar. ” O Senhor Presidente encerra a sessão sob a proteção de Deus e convoca os senhores vereadores para sessão ordinária para o dia 02 de outubro de 2018, no mesmo horário e local. Nada mais havendo a tratar, eu, Larissa Zahler, estagiária, redigi a presente ata que, depois de discutida e aprovada, será assinada pelo Presidente e pelo Primeiro Secretário da Mesa Diretora do Poder Legislativo. Santa Maria do Herval, 25 de setembro de 2018.